Por esse motivo queremos através do nosso blog lhe dar algumas dicas e recomendar alguns veículos que revisamos no dia a dia, e indicar-lhe um carro bom com uma manutenção que você não se assuste na hora de fazer a revisão.
Parte mecânica e interior
- Esqueça o hodômetro, já que os velocímetors digitais são mais fáceis de serem adulterados
- Por dentro, é importante checar o pedal do freio. Se estiver nitidamente desgastado, deve ter mais de 60 ou 70 mil km. Se o volante ou cambio estiverem lisos, sem a rugosidade do plástico, estão gastos. O tecido dos bancos também deve ter o gasto normal do tempo
- Por fora, balance o carro apoiando as mãos sobre cada pára-lama. Se, ao retirar a pressão, o balanço continuar, é que os amortecedores já estão desgastados
- Verificar os pneus. Marcas diferentes e desgaste irregular são sinais de desalinhamento ou problemas na suspensão
Motor
- Desconfiar da aparência impecável, pois pode esconder algum vazamento. Olhe próximo às juntas do cabeçote, pois a presença de óleo pode indicar um simples reaperto ou até o empenamento da peça
- Verificar o nível e o aspecto do óleo (muito escuro e abaixo do nível, o motorista é pouco cuidadoso)
- O filtro de ar deve estar limpo e com pouco uso
- Ao ligar o carro, se o motor demorar para funcionar, é mau sinal (bicos injetores estão entupidos)
- Peça para alguém acelerar e vá olhar o escapamento. Precisa estar preto de fuligem. Se estiver melado de óleo, precisa de reparo. Se a fumaça for densa, branca ou azul-clara, o veículo está queimando óleo)