Uma maneira de negociar seu automóvel de forma rápida é anunciá-lo em sites de classificados. O público variado que acessa esse tipo de endereço eletrônico aumenta a chance de encontrar um interessado em comprar o carro. Uma pesquisa da MercadoLivre Classificados, em parceria com a Oh!Panel, revela que 96% das pessoas que pretendem adquirir um veículo recorrem à Internet para pesquisar sobre preços e especificações de cada modelo. Os dados foram levantados após entrevista com 4 mil internautas.
Para ter sucesso na venda do carro, é importante preparar um anúncio completo. A engenheira Karine Barros, de 37 anos, já comercializou três automóveis por um site de classificados: um Chevrolet Zafira, um Toyota Fielder e um Citröen C4. O último foi o mais demorado para ser vendido - mesmo assim, em quarenta dias, o negócio estava feito. Para ela, a principal dica é descrever detalhes do produto. “Informei que os veículos só andavam na cidade, sem exposição a estradas. Isso já mostra aos interessados que os pneus estão conservados”, diz. É importante informar sobre possíveis amassados ou arranhões, opcionais do carro, quilometragem, tempo de utilização, revisões e reparos já realizados. O especialista Caio Ribeiro, gerente sênior do MercadoLivre Classificados e Novos Negócios, recomenda fazer uma revisão completa antes da venda, para conferir óleo de motor, freio, pneus e parte elétrica. Pedir um comprovante e mostrá-lo ao interessado na compra é uma boa forma de transmitir segurança.
Sabe aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pode parecer clichê, mas vale para um anúncio de carros. Caprichar nas fotografias é essencial para o sucesso na venda. Denise Garcia, coordenadora de projetos, de 31 anos, lavou seu Chevrolet Captiva antes de clicá-lo. “Deu um brilho especial. Também me preocupei em tirar fotos do motor e dos pneus, para mostrar que não estavam desgastados”, conta. Escolha um ambiente com iluminação natural e centralize o carro nas imagens. A qualidade da câmera faz diferença – 800 pixels são suficientes para dar uma boa visualização do produto. O ângulo que mais favorece o carro é o dianteiro lateral. Mas atente-se também para as duas laterais, a traseira (que deve aparecer por inteiro) e a parte interna. “Uma dica é fotografar o painel ligado e os diferenciais, como bancos de couro”, diz Karine.
Mas não adianta caprichar nas imagens e colocar um preço abusivo. Ribeiro aconselha utilizar a tabela Fipe, um referencial dos valores de mercado. “Quando anunciei meu carro, deixei bem claro que não aceitaria outro modelo em troca”, afirma Karine. Uma dica é observar quanto os outros anunciantes estão cobrando pelos automóveis. E, claro, negociar após o primeiro contato com o interessado. Karine, por exemplo, vendeu o C4, modelo 2008, por R$ 28 mil. “Foi um pouco abaixo da Fipe”, conta a engenheira.
Depois de preparar um anúncio atraente, resta esperar pelos contatos dos interessados. Fique preparado para receber telefonemas e já tenha em mãos documentos que podem esclarecer as dúvidas do cliente. Inclua seu e-mail, número de celular e horário ideal para ser procurado. Em geral, só quem está realmente interessado no carro marca uma visita para conhecer o modelo de perto. Nessa situação, prefira locais públicos e seja atencioso. O primeiro interessado no carro de Karine foi um senhor de Santa Catarina - ele dirigiu até São Paulo, com a família inteira, para conhecer o produto. “Voltou para o Sul com dois automóveis”, conta. Denise também deu sorte. Foi procurada por um lojista, interessado no Captiva. No encontro, ele viu o outro carro dela, um Volkswagen Jetta. Resultado: o senhor fez uma oferta e comprou os dois. “Nem tinha pensado em vender. Mas o lojista ofereceu um valor superior ao das concessionárias, então fechei negócio”, conta.
Fonte: Auto esporte.