terça-feira, 24 de setembro de 2013

SAIBA DICAS DE COMO ANUNCIAR (E VENDER RAPIDAMENTE) SEU CARRO PELA INTERNET

Uma maneira de negociar seu automóvel de forma rápida é anunciá-lo em sites de classificados. O público variado que acessa esse tipo de endereço eletrônico aumenta a chance de encontrar um interessado em comprar o carro. Uma pesquisa da MercadoLivre Classificados, em parceria com a Oh!Panel, revela que 96% das pessoas que pretendem adquirir um veículo recorrem à Internet para pesquisar sobre preços e especificações de cada modelo. Os dados foram levantados após entrevista com 4 mil internautas.Faça uma revisão do carro antes da venda. Não esqueça o comprovante (Foto: Shutterstock)Para ter sucesso na venda do carro, é importante preparar um anúncio completo. A engenheira Karine Barros, de 37 anos, já comercializou três automóveis por um site de classificados: um Chevrolet Zafira, um Toyota Fielder e um Citröen C4. O último foi o mais demorado para ser vendido - mesmo assim, em quarenta dias, o negócio estava feito. Para ela, a principal dica é descrever detalhes do produto. “Informei que os veículos só andavam na cidade, sem exposição a estradas. Isso já mostra aos interessados que os pneus estão conservados”, diz. É importante informar sobre possíveis amassados ou arranhões, opcionais do carro, quilometragem, tempo de utilização, revisões e reparos já realizados. O especialista Caio Ribeiro, gerente sênior do MercadoLivre Classificados e Novos Negócios, recomenda fazer uma revisão completa antes da venda, para conferir óleo de motor, freio, pneus e parte elétrica. Pedir um comprovante e mostrá-lo ao interessado na compra é uma boa forma de transmitir segurança.Tire fotos com pelo menos 800 pixels de resolução (Foto: Shutterstock)Sabe aquela história de que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pode parecer clichê, mas vale para um anúncio de carros. Caprichar nas fotografias é essencial para o sucesso na venda. Denise Garcia, coordenadora de projetos, de 31 anos, lavou seu Chevrolet Captiva antes de clicá-lo. “Deu um brilho especial. Também me preocupei em tirar fotos do motor e dos pneus, para mostrar que não estavam desgastados”, conta. Escolha um ambiente com iluminação natural e centralize o carro nas imagens. A qualidade da câmera faz diferença – 800 pixels são suficientes para dar uma boa visualização do produto. O ângulo que mais favorece o carro é o dianteiro lateral. Mas atente-se também para as duas laterais, a traseira (que deve aparecer por inteiro) e a parte interna. “Uma dica é fotografar o painel ligado e os diferenciais, como bancos de couro”, diz Karine.Estipule um preço de acordo com o mercado (Foto: Shutterstock)Mas não adianta caprichar nas imagens e colocar um preço abusivo. Ribeiro aconselha utilizar a tabela Fipe, um referencial dos valores de mercado. “Quando anunciei meu carro, deixei bem claro que não aceitaria outro modelo em troca”, afirma Karine. Uma dica é observar quanto os outros anunciantes estão cobrando pelos automóveis. E, claro, negociar após o primeiro contato com o interessado. Karine, por exemplo, vendeu o C4, modelo 2008, por R$ 28 mil. “Foi um pouco abaixo da Fipe”, conta a engenheira.Fique atento às ligações dos interessados (Foto: Shutterstock)Depois de preparar um anúncio atraente, resta esperar pelos contatos dos interessados. Fique preparado para receber telefonemas e já tenha em mãos documentos que podem esclarecer as dúvidas do cliente. Inclua seu e-mail, número de celular e horário ideal para ser procurado. Em geral, só quem está realmente interessado no carro marca uma visita para conhecer o modelo de perto. Nessa situação, prefira locais públicos e seja atencioso. O primeiro interessado no carro de Karine foi um senhor de Santa Catarina - ele dirigiu até São Paulo, com a família inteira, para conhecer o produto. “Voltou para o Sul com dois automóveis”, conta. Denise também deu sorte. Foi procurada por um lojista, interessado no Captiva. No encontro, ele viu o outro carro dela, um Volkswagen Jetta. Resultado: o senhor fez uma oferta e comprou os dois. “Nem tinha pensado em vender. Mas o lojista ofereceu um valor superior ao das concessionárias, então fechei negócio”, conta.
 

Fonte: Auto esporte.